About us

Monday, January 28, 2013

Bolo de Laranja e Chocolate


Lembro-me perfeitamente de quando o meu pai decidiu que o nosso jardim ficaria dividido com lógica. À frente da casa teriamos flores, de preferência todas em tons de branco, atrás criariamos um pomar.
A mim parecia-me bem. Quando se tem 8 ou 9 anos, desde que nos seja dada a liberdade de um jardim, tudo parece perfeito.
O nosso pomar começou por ser um grupo de paus finos que me faziam acreditar que dentro de dias teriamos um limoeiro, uma laranjeira, uma tangerineira, uma groselheira, uma figueira e um abacateiro para alimentar meia aldeia.
Dias tornaram-se anos e eu acabei por entrar na fase em que achava tudo aquilo uma perda de tempo.
Ontem deram-me a provar uma tangerina da "minha" tangerineira e eu tive a certeza que afinal o meu pai até percebia da arte. E que, muitos anos depois, o universo se tinha alinhado.
Este bolo de laranja apareceu assim, de umas laranjas de casca grossa, apanhadas num pomar algures, onde alguém, tal como o meu pai, fez alinhar o universo e produzir o que me encheu de inspiração.


Ingredientes:

Bolo
280g ed manteira sem sal
2 chávenas de açucar3
3 ovos grandes
1/4 chávena de raspa de laranja
3 chávenas de farinha
1/2 c. chá de fermento em pó
1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. café de sal
1/2 chávena de sumo de laranja
3/4 chávena de natas
1 c. sopa de extracto de baunilha

Calda
1/4 chávena de açucar
1/3 chávena de sumo de laranja

Ganache
200g de chocolate amargo
1 pacote de natas

1. Pre-aqueça a forno a 180ºC e unte uma forma (com ou sem buraco) com manteiga e um pouco de farinha.
2. Bata a manteiga e o açucar de forma a criar um creme esbranquiçado (+/- durante 3-4 minutos). Acrescente os ovos um de cada vez e a raspa da laranja.
3. Contine a bater, usando a velocidade mais baixa da batedeira, e adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
4. Junte o sumo da laranja e aumente a velocidade da batedeira. Por fim junte a baunilha e as natas. Deixe bater, na velocidade máxima até que a massa fique homogénea (+/- durante 5 minutos).
5. Coloque no forno e deixe cozer durante 50-60 minutos.
6. Entretanto prepare a calda. Numa panela pequena, em lume brando, cozinhe o açucar com o sumo de laranja até o açucar estar completamente dissolvido.
7. Depois de retirar o bolo do forno deixe-o arrefercer durante 15 minutos. Faça alguns furos no topo do bolo, e verta a calda.
8. Para o ganache basta derreter o chocolate com as natas em lume brando. Depois do bolo estar completamente frio verta o chocolate sobre o bolo.

Acompanhe com café chá Earl Grey ou café e o lanche será perfeito.

"Just like if you were brought up on a farm, you would most likely carry on your father's business as a farmer; I was brought up in the kitchen and ended up becoming a chef."
Martin Yan

 

1 comment:

  1. Bonito bolo.
    Bonito texto.
    Bonito blog.
    Gostei. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete