About us

Monday, February 4, 2013

Coxas de Frango recheadas com Espinafres, mozarela e caju


Já não sei se este 'fascínio' por desossar uma perna de frango começou num episódio do master chef, se num video que vi de um 'velhinho' de desossava um frango inteiro em menos de 5 minutos.
Eu tenho a mania de ficar obsecada com certas coisas que vejo.
Quando tinha 10 anos, vi um rapariga animar uma festa ao tocar acordeão, não sosseguei enquanto não troquei as aulas de piano, e enquanto não convenci a minha avó de que a minha vida dependia do facto de ela me dar um tantos contos (e ainda foram muitos! Ou será que já existiam euros?) Já me imaginava a animar as aldeias de portugal, com as minhas pimpinelas. Quase versão feminina do Quim Barreiros.

Então a missão de domingo à noite era desossar meia dúzia de coxas de frango e já agora rechea-las e fazer daquilo um manjar.
Estava de comer e chorar por mais, e digo eu, que mais uns meses e faço séria concorrência ao 'velhinho' que desossa frangos inteiros em menos de 5 minutos.

Ingredientes:
6 coxas de frango
1 saco de espinhafres frescos
1 queijo mozarela fresco
100 g de caju
2 c. sopa de azeite
1 alho picado
1 caldo de legumes
sal e pimenta q.b.


1.
Comece por desossar a coxa da galinha. (Confie em mim, é bem mais simples do que parece. Segue aqui um tutorial)
2. Aqueça o azeite num wok. Salteie o caju picado durante 5 minutos e junte o alho. A razão porque o alho não deve adicionar o alho logo ao início é porque este irá torrar e deixar um sabor a queimado.
3. Ferva 1 panela média de água (cerca de 1l) e deite sobre os espinafres frescos para os escaldar. Não é necessário cozer os espinafres.
4. Junte, no wok, os espinafres escaldados e o caldo e mexa. Deixe saltear durante 5-8 minutos.
5. Corte o mozarela em cubos e depois de desligar o fogão junte aos espinafres.
6. Coloque uma colher de sopa do preparado do espinafres numa coxa de frango e enrole. Use palitos para prender/fechar a coxa não permitindo que o receio transborde. (Repita o processo para as restantes coxas)
7. Aproveite o molho de saltear os espinafres, que está no wok, e coloque no pirex que usará para levar as coxas ao forno.
8. Coloque no forno, preaquecido a 180º durante 45 minutos).

Sirva com arroz ou puré de batata.

“No one who cooks, cooks alone. Even at her most solitary, a cook in the kitchen is surrounded by generations of cooks past, the advice and menus of cooks present, the wisdom of cookbook writers.”   
Laurie Colwin

No comments:

Post a Comment